O Orçamento Anual e sua Importância!!!

Orcamento De Servicos - B2B Consultoria & Negócios

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

 

Orçamento Contínuo 1 - B2B Consultoria & Negócios

 

O orçamento anual é uma ferramenta essencial e pouco utilizada principalmente pelas pequenas empresas, ele deve apresentar projetos e ações pontuais que colaborem para se atingir os objetivos estratégicos, através de uma leitura de médio e longo prazo. Quanto mais detalhado e completo, melhor!!!!

O detalhamento é algo importante, porém, não é necessário colocar inúmeros indicadores. Utiliza-se apenas os mais regulares e necessários para a época analisada. Algumas estimativas, como taxa de crescimento,  (rotatividade de pessoal), turnover volume de vendas, indicador de expansão e quadro atual, são os mais usados.

Com isso, também se pode definir itens não relativos ao operacional, como capital para investimentos, custo de financiamento e aluguel.

É imprescindível manter o acompanhamento sobre as finanças e todas as movimentações financeiras devem estar registradas. Uma ferramenta adequada de gestão financeira facilita a realização desses lançamento.

Esboçar e definir os negócios que vão ser realizados é coerente quando se deseja aumentar o lucro. Para tanto, é preciso estabelecer se o orçamento anual precisa cortar algum custo para realizar um novo investimento. As metas devem estar fundamentalmente alinhadas com a estratégia da empresa.

O mundo corporativo está sempre buscando mudar e melhorar o desempenho econômico e financeiro das instituições. Preparar um sólido orçamento melhora a administração de negócios de pequeno, médio e grande porte.

De modo geral, montar esse documento é trabalhoso e erros podem estabelecer barreiras em relação ao crescimento sustentável, corte de orçamento em áreas erradas, reuniões desnecessárias, desgaste no núcleo da companhia e discussões.

Para evitar esse incômodo conheça os erros comuns:

Ignorar o ciclo do fluxo de caixa

O fluxo de caixa fornece os dados de entrada e saída de volume dos produtos. A regra é evitar janelas grandes entre recebimentos e pagamentos, sendo primordial encontrar um equilibro entre eles. Se o estabelecimento ignora esse fator deve ser feito um estudo para corrigir o fluxo de caixa no orçamento.

Subestimar despesas e custos

Entender todas as despesas e custos ajuda a buscar soluções para reduzir, cortar e mudar o quadro de funcionamento. Não se pode ignorar o preço dos materiais, aluguel do estabelecimento, transporte, propaganda, maquinários, benefícios e salários. Conhecer esses pontos ajuda a melhorar a gerência, cortando gastos desnecessários.

Sobrevalorizar receitas

Alguns empreendedores passam despercebidos por essa parte ou até mesmo são desavisados. Uma análise do orçamento anterior ajuda a melhorar a venda de produtos no momento atual, por meio disso pode-se driblar ajustes inflacionários, concorrência no setor e novas adversidades econômicas. Assim, o empreendimento é trazido para a realidade orçamentária, sem comprometer a estrutura com metas maiores.

Não sistematizar os processos

Empresas de médio porte no mercado geralmente são apoiadas por analistas e assistentes de controladoria. O gerenciamento orçamentário envolve supervisores e gerentes dedicados ao processo, mas, se a empresa está nesse estágio, é possível aperfeiçoar ainda mais. Portanto, sistematizar é uma boa solução para aumentar a produtividade e focar em resultados condizentes com o recente ciclo.

Criar uma cesta de benefícios, por meio de sistematização, ajuda o empresário de forma flexível, prática e ágil. Consequentemente, custos desnecessários são evitados, o que aumenta o capital para vislumbrar novos projetos.

Realizar o orçamento anual da empresa com estratégia e detalhamento pode trazer solidez em diversos setores. A estabilidade e segurança trazem confiança aos colaboradores  e potenciais investidores para uma expansão, pois os desligamentos da companhia se tornam menos frequentes.

 

Então, vamos elaborar o seu orçamento?

 

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Planejamento Tributario 2 - B2B Consultoria & Negócios

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E SUA IMPORTÂNCIA!!

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO O sistema tributário brasileiro é bastante complexo, o que por vezes acarreta algumas dúvidas. Dessa forma, o planejamento fiscal é uma ferramenta imprescindível para o negócio, pois visa entender as leis e os impostos que devem ser considerados

13 Salario - B2B Consultoria & Negócios

Décimo Terceiro Salário – Pagamento da 1ª Parcela

DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO – PAGAMENTO DA 1ª PARCELA QUEM TEM DIREITO Ao pagamento do 13º salário faz jus o trabalhador urbano ou rural, o trabalhador avulso e o doméstico. VALOR A SER PAGO O valor do adiantamento do 13º salário corresponderá á

Escrituracao Contabil Pelo Simples Nacional Entenda Sobre - B2B Consultoria & Negócios

Escrituração contábil pelo Simples Nacional – Entenda sobre!

Mesmo com a falta de um consenso entre os contadores e empresários, a legislação brasileira estabelece que as empresas regidas pelo Simples Nacional também estão sujeitas à transmissão da escrituração contábil, uma vez que, tal atividade se trata de uma obrigatoriedade imposta a todos os regimes tributários, de acordo com a ITG 2000 do Conselho Federal de Contabilidade, aprovada pela Resolução 1.330/11.

Recomendado só para você
Tributação: Veja como preparar sua empresa para o pós-pandemia Especialista…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat